Este livro conta a história de vida [80 anos] e de trabalho [50 anos] de Evandro Teixeira, um dos grandes nomes do fotojornalismo brasileiro, que criou uma assinatura, mesmo sem nunca ter se preocupado em fazer isso. Não é à toa que grande parte das imagens reunidas são verdadeiros ícones da história recente do nosso país.
O projeto gráfico criado privilegia o olhar versátil de Evandro Teixeira. Faz uma sutil referência ao universo do jornal, tão presente em sua obra [no uso do preto, do cinza e da tipologia serifada]. Explora também sua personalidade única. Na capa, por exemplo, uma imagem de crianças brincando no Pelourinho – uma referência ao fato de Evandro ser um baiano conhecido por sua alegria. E o título numa moldura que cria um foco.
A reprodução pelo processo full black, da Gráfica Ipsis [que faz uso de dois pretos e um cinza para valorizar tanto os pretos como os semitons] foi uma opção que, de um lado, viabilizou o projeto com apenas 3 cores de impressão e, ao mesmo tempo, permitiu a valorização, o equilíbrio e a preservação das características originais, do vigor das 150 imagens do miolo.