Depois de funcionar de forma precária por alguns anos, o Museu Internacional de Arte Naïf do Rio de Janeiro reabriu em 2012, com força total e um novo posicionamento: um museu internacional genuinamente carioca, que quer mostrar e valorizar o seu acervo para todo mundo.
A marca do MIAN subverteu a expectativa do uso da fachada do museu e foi construída com letras desenhadas, inspiradas nos recortes populares naïfs. Lúdica e sólida, é a casa que abre suas janelas para revelar a arte. É uma frame que interage com o seu entorno. Faz alusão às curvas do Pão de Açúcar e da paisagem do Rio.
O projeto de identidade – premiado com o Rebrand 2013 – ganhou as cores da Arte Naïf e contemplou ainda uma nova sinalização, produtos e materiais de comunicação. E um mascote – o gatinho Miau – que surgiu como desdobramento da marca para funcionar como “embaixador” da instituição junto às escolas e crianças em geral. Nos desdobramento da linguagem, como ambientação de exposições, produtos e folheteria, ganha as cores da arte naïf.