A parceria estratégica com o MAC de Niterói começou em 1996, com a identidade do museu, em sua missão de ser, mais do que um museu de arte contemporânea, um museu contemporâneo vivo. Em 2006, a atualização da marca e a criação da identidade da Associação de Amigos deram início a uma nova etapa da comunicação do MAC de Niterói.
A marca foge do clichê das marcas de museu e sintetiza arte e arquitetura ao ter, como ponto de partida, um esboço de Oscar Niemeyer, que foi redesenhado em sintonia com a fonte criada especialmente para o lettering. Em preto e vermelho, cor da inquietude da arte contemporânea e tão característica da obra do arquiteto.
A partir dos conceitos que ancoram o seu caráter singular, foi desenvolvida uma linguagem visual livre mas coesa. Sempre explorando o novo, buscando soluções inusitadas e privilegiando, através de um estreito diálogo, a arte contemporânea. Sem perder de vista a clareza e a eficiência da comunicação.
Os conceitos da marca e a linguagem ganharam vida em publicações e produtos, assim como no design de suas exposições e nos materiais de comunicação. E foram ferramentas importantes para construir e consolidar a imagem do museu. E trouxeram diversas premiações, no Brasil e no exterior.