A ArtRio surgiu em 2011, com a meta de ser a melhor e a maior feira de arte da América Latina. E, na busca por uma identidade com essência carioca e porte internacional, a inspiração veio dos calçadões de pedra portuguesa da orla, ícones do Rio.
Na marca, duas fontes especialmente desenhadas contrastam mas criam uma combinação única: arquitetura e natureza; gente e tecnologia; preto e branco. O “R” funciona isoladamente, como um marco gráfico, e é a base do padrão exclusivo: o calçadão ArtRio.
Esses elementos – somados à cor escolhida para cada ano – compõem uma identidade que se desdobra nos mais diversos suportes, trazendo resultados com personalidade própria, mas alinhados, que surpreendem a cada edição.
A partir do posicionamento escolhido, um projeto de Branding 360º vem sendo desenvolvido ao longo desses anos, sempre fiel à estratégia de construção de marca. Do convite à sinalização integrada à identidade. Do catálogo ao alinhamento da comunicação digital.
A projeto ArtRio conquistou o iF Design Award 2013, o German Design Award 2014, foi destaque na 10ª Bienal Brasileira de Design Gráfico [2014] e participou da Bienal Brasileira de Design 2015.